O sedã Peugeot 408 recebe atualizações de câmbio e suspensão para a linha 2014. O modelo agora oferece câmbio automático sequencial de seis velocidades acoplado ao motor 2.0L 16V VVT Flex (151 CV) com bloco em alumínio e um novo conjunto de suspensão. Os preços da linha 2014 do sedã são: R$ 59.990 para a versão Allure manual; R$ 65.990 para o Allure A/T; e R$ 73.990 para a configuração THP, com motor 1.6 turbo.
Entre os itens de série estão aensor de estacionamento traseiro, airbag duplo, freios com sistema ABS (antitravamento), faróis e lanternas de neblina, vidros e travas elétricos, ar-condicionado digital de duas zonas, banco do motorista com regulagem de altura, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, computador de bordo, direção eletro-hidráulica, controlador automático de velocidade, rádio CD-Player com MP3, USB, Bluetooth e entrada auxiliar, rodas de liga leve e volante multifuncional. A versão topo de gama THP traz como opcionais faróis de xenônio autodirecionais e sensor de estacionamento dianteiro.
Para otimizar o funcionamento da caixa AT6 com o motor 2.0 foram desenvolvidas novas linhas de admissão de ar e de escape, além de uma calibração específica para o motor, de acordo com a Peugeot. A caixa AT6 oferece ainda o sistema de correção dinâmica, que faz a leitura do relevo pela qual o veículo está trafegando. A transmissão “segura” as marchas em descida, acionando o freio motor, e nas subidas trabalha na melhor faixa possível de torque. O sistema também retém a marcha quando o motorista tira o pé do acelerador, permitindo, caso ele aborte uma ultrapassagem, refazer a operação, garantindo maior segurança.
O motor gera potência máxima de 151 cavalos a 6.000 rpm quando abastecido a etanol (143 cavalos a gasolina) e o torque máximo alcança 22 mkgf a 4.000 rpm, também abastecido com o combustível (20 mkgf a 4.000 rpm no caso da gasolina). Segundo dados da Peugeot, nas acelerações de 0 a 100 km/h houve uma melhora de 1,4 s comparado ao câmbio de quatro velocidades, pois a caixa AT6 tem relações mais curtas em 1ª e 2ª marchas. O mesmo ocorreu quanto às retomadas, principalmente de 80 km/h a 120 km/h, no qual o tempo foi reduzido em 0,5s.
“Com o câmbio AT6, o consumo de combustível foi reduzido em todas as situações de uso (cidade ou estrada) e combustível (etanol ou gasolina). Nos testes realizados pelo Departamento de Engenharia da PSA Peugeot Citroën, o 408 registrou uma economia de 5% se comparado com sua versão anterior, equipada com a transmissão automática de quatro velocidades”, diz a montadora.
Nova suspensão
No conjunto de suspensão no eixo traseiro, foram trocadas as buchas de articulação, agora mais macias, e foi colocado um calço de elastômero no apoio da mola com a carroceria. No eixo dianteiro, foi aplicado um novo apoio superior da mola, que também contribui para a melhor filtragem das irregularidades do piso.
No conjunto de suspensão no eixo traseiro, foram trocadas as buchas de articulação, agora mais macias, e foi colocado um calço de elastômero no apoio da mola com a carroceria. No eixo dianteiro, foi aplicado um novo apoio superior da mola, que também contribui para a melhor filtragem das irregularidades do piso.
O carro vem equipado ainda com “´pneus verdes” de baixa resistência ao rolamento, que favorece tanto a redução de consumo de combustível quanto uma condução mais suave.
Na dianteira, a suspensão é do tipo pseudo MacPherson invertido com barra estabilizadora desacoplada, para favorecer a dirigibilidade. Contribui para isso suas articulações flexíveis – coxins de borracha – entre a suspensão e a longarina, com alto conforto acústico no interior do veículo. O trem traseiro, composto por uma travessa deformável e uma barra estabilizadora integrada, assegura o controle das vibrações e de estabilidade, assim como um elevado nível de conforto para os passageiros do banco traseiro.
Para ajudar a reduzir o ruído, a Peugeot aplicou tratamento acústico no carro, que envolve a rigidez da carroceria, juntas de dupla vedação e de vidros laterais com espessura de 4 mm, placas insonorizantes que revestem o capô e a tampa do porta-malas e à aplicação de um para-brisas acústico que filtra os ruídos provenientes do exterior.