A Ford vai oferecer três veículos elétricos no mercado europeu até 2014. O anúncio feito nesta segunda-feira (2) confirma o híbrido plug-in C-Max Energi e o Mondeo Hybrid, além do Focus Electric que começou a ser produzido agora na Alemanha.
"A Ford está utilizando a sua experiência global para produzir uma linha de veículos elétricos que dá amplo poder de escolha aos consumidores", diz Barb Samardzich, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto da Ford Europa. "Os consumidores europeus dão muita importância ao meio ambiente e os veículos elétricos são vistos cada vez mais como um meio de equilibrar essa preocupação com a posse responsável de um veículo."
A Ford é a fabricante com o segundo maior número de modelos híbridos no mundo. No ano passado, ela quadruplicou a sua participação no mercado de veículos elétricos nos Estados Unidos, onde vendeu este ano cerca de 46 mil unidades até junho — aumento de mais de 400% comparado ao ano passado.
Há 100 anos, a Ford produziu seu primeiro veículo elétrico, uma versão do Modelo T. O projeto conjunto de Henry Ford e Thomas Edison para criar um "automóvel elétrico barato e prático" foi inviabilizado pela tecnologia limitada das baterias da época.
Modelos
O Focus Electric conta com motor elétrico de 142 cv e atinge velocidade máxima de 137 km/h. Sua bateria de íons de lítio, de 23 kWh, pode ser recarregada em cerca de 3 a 4 horas e tem autonomia de 162 km.
O Focus Electric conta com motor elétrico de 142 cv e atinge velocidade máxima de 137 km/h. Sua bateria de íons de lítio, de 23 kWh, pode ser recarregada em cerca de 3 a 4 horas e tem autonomia de 162 km.
Já o C-MAX Energi, primeiro híbrido plug-in de produção em série da Ford, gera emissões de menos de 50 g/km de CO2, com autonomia de 30 km usando somente eletricidade. Sua bateria de íons de lítio de alta voltagem (7,6 kWh) pode ser recarregada em menos de 3 horas.
O Fusion Hybrid combina um motor de combustão interna com motor elétrico a bateria. O motor elétrico é usado para mover o veículo até a velocidade de 136 km/h. O motor a combustão entra em funcionamento em velocidades maiores e para recarregar a bateria. Ele será lançado na Europa como Mondeo Hybrid, com um consumo abaixo de 22 km/h e emissões de CO2 de menos de 99 g/km.
O Focus Electric e o C-MAX Energi plug-in fazem parte do projeto de pesquisa "colognE-mobil", da cidade de Colônia, na Alemanha, cujo objetivo é criar um padrão de infraestrutura para veículos elétricos nas cidades alemãs.